Notícias

 

Os Professores João Hipólito, Odete Nunes e Rute Brites participaram com um capítulo na nova publicação da Open University Press, The Person-Centred Counselling and Psychotherapy Handbook: Origins, Developments and Current Applications. 

A Associação Portuguesa de Psicoterapia Centrada na Pessoa e Counselling, que segue a diretrizes internacionais de formação, é uma das sociedades científicas em psicoterapia com protocolo com a Ordem dos Psicólogos Portugueses. Os psicólogos com formação em psicoterapia pela APPCPC podem assim candidatar-se à especialidade avançada de psicoterapia.

Ordem dos Psicólogos

 

XV Workshop de Desenvolvimento Pessoal – Grupos de Encontro. Decorreu no mês de Novembro (11 a 14) na charmosa cidade de Peniche mais uma edição dos Grupos de Encontro originalmente criados e promovidos por Carl Rogers e replicados mundialmente. Em Portugal o psiquiatra, psicoterapeuta e Prof. Catedrático João Hipólito em conjunto com a presidente da APPCPC Prof.ª Doutora Odete Nunes, têm promovido a sua realização desde há mais de 25 anos. Este trabalho em grupo, facilitado por uma equipa de counsellors e psicoterapeutas experientes, tem-se se mostrado bastante útil em termos do desenvolvimento pessoal, interpessoal, mas também como  atualização de ferramentas profissionais a psicólogos, coaches, counsellors, psicoterapeutas e a todos os que trabalhem diariamente com relações humanas. Mais informações na página do workshop.
CartazXV WORKSHOPGruposEncontro_facebookAPPCPC2015


Novo programa certificado em Artes expressivas e Abordagem Centrada na Pessoa – for Healing and Social Change: A Person-Centered Approach. O curso é promovido pela Universidade Sofia na California.

Download (PDF, 578KB)

Inscrições Abertas

Formação em Counselling e Psicoterapia*

Encontram-se abertas as inscrições para a Formação em Counselling e Psicoterapia, promovida pela APPCPC. A formação tem como destinatárias todos os que desejem desenvolver as suas competências relacionais e conhecer a perspectiva teórica da Abordagem Centrada na Pessoa e que desejem desenvolver a prática profissional do Counselling e da Psicoterapia.

*Estas formações seguem as diretrizes europeias das associações europeias de Counselling e Psicoterapia

*Mediante um protocolo com a Ordem dos Psicólogos Portugueses, a formação em psicoterapia pela APPCPC é reconhecida como especialidade avançada em psicologia.

Mais informações na página da Formação

 

Cartaz IIIcongressoACP(2)

XIV Workshop de Desenvolvimento Pessoal – Grupos de Encontro

Realizou-se em Peniche, nos dias 13 a 16 de Novembro, o XIV Workshop anual Grupos de Encontro.

Mais informações e inscrições para os próximos Grupos de Encontros na página do workshop.

grupos de encontro wokshop de desenvolvimento pessoal

Realizou-se entre 7 a 8 de Março de 2014 o III Congresso Abordagem Centrada na Pessoa sobre a Aprendizagem e desafios para o séc. XXI. O Congresso contou com a apresentação de diversos trabalhos de carácter empírico, teórico e de revisão no âmbito da aprendizagem e a Abordagem Centrada na Pessoa. Nele participaram oradores e participantes de Portugal, Brasil entre outros países de língua oficial portuguesa.

O IV Congresso ACP irá realizar-se em 2016. Informações acerca das submissões de trabalhos serão divulgadas em breve.

Mais informações na página Congressos.

Cartaz IIIcongressoACP

wap02

11ª PCE – Person Centered Approach

Organizada pela WAPCEPC – World Association for Person Centered and Experiential Psychotherapy and Counselling. A associação mundial WAPCEPC  foi criada a 8 de Julho de 1997 em Lisboa-Portugal, durante a 4ª Conferência Internacional da Psicoterapia Centrada na Pessoa e Experiencial (ICCCEP). O objetivo da associação passa por fornecer um fórum  e interface mundial científico e prático a psicólogos, counsellors, professores e outros profissionais de relação de ajuda.A conferência mundial decorreu na Argentina, em Buenos Aires, de 20 a 24 de Julho de 2014 subordinada ao tema “Beyond frontiers… experienting diversity”. Trata-se do evento científico mais significativo no âmbito da ACP – Abordagem Centrada na Pessoa, contando com a participação das figuras mais importantes para o desenvolvimento da abordagem Rogeriana.

Download (PDF, 3.73MB)

 

no images were found

 

PCA 2013

XII Fórum Internacional da Abordagem Centrada na Pessoa IX Fórum Brasileiro da Abordagem centrada na Pessoa

Decorreu de 26 de Maio a 1 de Junho de 2013 na praia do Cumbuco no Ceará – Brasil sob o tema ” Desdobramentos contemporâneos do pensamento de Carl Rogers” e contou  com a representação da APPCPC mediante a apresentação das comunicações orais dos Professores Doutores  Odete Nunes, João Hipólito e Rute Brites. Disponibilizaremos os abstracts em breve.

NextGen ScrollGallery thumbnailNextGen ScrollGallery thumbnailNextGen ScrollGallery thumbnailNextGen ScrollGallery thumbnailNextGen ScrollGallery thumbnailNextGen ScrollGallery thumbnailNextGen ScrollGallery thumbnail
601100_463467443741712_1168557222_n
484681_463470567074733_1775934203_n
166046_463830090372114_86890250_n
582127_463474680407655_1824417801_n
944256_463468737074916_1002554157_n
946750_463468707074919_374091841_n
946909_463469497074840_1947097663_n

Mais fotos na galeria I fotos e na página do Facebook

 

Auto-organização e Complexidade: Evolução e Desenvolvimento do Pensamento Rogeriano Novo livro

hipolito_livrojhipolito

 

 

 

 

 

 

 

Foi publicado o novo livro do Prof. Doutor João Hipólito, intitulado “Auto-organização e Complexidade: Evolução e Desenvolvimento do Pensamento Rogeriano“, cuja organização e coordenação esteve a cargo da Prof. Doutora Odete Nunes.

Com prefácio da Prof. Doutora Isabel Pereira Leal e posfácio da Prof. Doutora Rute Brites e da Prof. Doutora Odete Nunes.

“Esperado há muito, é um livro que acrescenta ao que é acessível pelos escritos directos de Rogers, a experiência única e singular de um homem que enquanto professor, psicoterapeuta, formador e supervisor tem feito sua a enorme e difícil tarefa de manter vivo e actuante o pensamento emérito de Carl Rogers”. (Isabel Leal)

“…traduz o âmago e a coerência do seu pensamento, sem desvirtuar a filosofia da conceptualização de Rogers – a ideia de que o Homem, enquanto elemento da Natureza, se actualiza num processo de complexificação que é universal, numa sintonia subjectivamente adaptativa com o holos que o rodeia e que se torna parte de Si, impondo-se como circunstância incontornável”. (Rute Brites & Odete Nunes)

The Creative Connection for Groups: Person-Centered Expressive Arts for Healing and Social Change Novo livro

Foi  publicado o novo livro da PhD. Natalie Rogers, intitulado “The Creative Connection for Groups: Person-Centered Expressive Arts for Healing and Social Change“.
Trata-se de uma obra única no âmbito da arteterapia centrada na pessoa com grupos.
Aquisição por meio de encomenda em http://www.sbbks.com.

 

Psicoterapeutas Mais Influentes

Notícia publicada no site da Doutora Maureen O’Hara, em http://www.maureen.ohara.net, refere que Carl Rogers foi eleito como o psicoterapeuta mais influente em 1982 (pesquisa efectuada pela revista American Psychologist junto de 800 membros da Associação Americana de Psicologia) e em 2006 (pesquisa efectuada pela Universidade de Columbia, com 2.598 respostas).

Para conhecer os próximos eventos científicos, visite as páginas Congresso e Eventos.

Para conhecer outras conferências e congressos organizados pela APPCPC, visite a página de eventos realizados.

psicot2back to top