Quem somos

APPCPC

Associação Portuguesa de Psicoterapia Centrada na Pessoa e Counselling

APPCPC

A Associação Portuguesa de Psicoterapia Centrada na Pessoa e Counselling – APPCPC  é constituída por um conjunto de associados oriundos de horizontes profissionais diversificados, contemplando os vários ramos da Psicologia, Medicina, Ensino, Serviço Social, Enfermagem e Teologia.

A atividade desenvolvida pela APPCPC inclui: formação, supervisão, investigação, realização anual do Workshop de Relações Interpessoais e Dinâmicas de Grupo.

A APPCPC tem como objetivos o desenvolvimento e divulgação do modelo psicoterapêutico criado por Carl Rogers, designado de Terapia Centrada no Cliente ou Rogeriana, e que foi o ponto de partida para a criação e aprofundamento de um modelo filosófico sobre as relações humana – a Abordagem Centrada na Pessoa, no pressuposto de que alguns dos princípios da Terapia Centrada no Cliente seriam aplicáveis a todos os campos do Humano.

Atualmente, a APPCPC conta com cerca de 50 associados, oriundos de vários universos profissionais, contemplando os vários ramos das Ciências Humanas como a Psicologia, a Medicina, o Ensino, o Serviço Social, a Enfermagem e a Teologia, entre outros.

A APPCPC, num esforço para se manter de acordo com as diretivas internacionais sobre a psicoterapia, é membro institucional da Associação Mundial de Psicoterapia Centrada na Pessoa/ Experiencial e Counselling (World Association for Person Centered & Experiential Psychotherapy & Counseling), membro fundador da Rede Europeia de Associações de Psicoterapia Centrada na Pessoa/ Experiencial e Counselling (PCE-Europe) e membro da Associação Europeia de Counselling.

Os counsellors e psicoterapeutas certificados pela APPCPC podem obter, caso desejem, a certificação europeia, uma vez que a formação ministrada é concordante com as diretivas europeias e internacionais.

É membro institucional da Associação Mundial de Psicoterapia Centrada na Pessoa/ Experiencial e Counselling; membro fundador da Rede Europeia de Associações de Psicoterapia Centrada na Pessoa/ Experiencial e Counselling (PCE-Europa); membro da Associação Europeia de Counselling.

Orgãos da APPCPC

Corpos Sociais

Presidente Honorário
Prof. Doutor João Evangelista Hipólito

Mesa da Assembleia Geral
Presidente:  Lídia Ferreira
Secretário: Luísa Ribeira
Secretário:  Filipa Inácio

Direção
Presidente: Odete Nunes
Vice-Presidente:  Rute Brites
Vice-Presidente: Tito Laneiro

Conselho Fiscal
Presidente: Mónica Pires
Vogal: Arlete Castro
Vogal: Manuel Ferreira
Vogal:  Doutora Maria Björn

Conselho Científico

Coordenador
João Hipólito
Universidade Autónoma de Lisboa, Portugal

Afonso Henriques Lisboa da Fonseca
Maceió, Brasil

Alberto Segrera
Universidad Iberoamericana, México

Françoise Doucroux-Biass
Association Francophone de Thérapie Centrée sur la Personne, Geneve

Linda Adams
Gordon Training International, Califórnia
Maureen O’Hara
Saybrook Institute, San Francisco

Margaret Warner
Illinois School of Professional Psychology, Chicago

Odete Nunes
Universidade Autónoma de Lisboa, Lisboa

Peter F. Schmid
University of Graz, Áustria

Raul Guimarães Lopes
Universidade Autónoma de Lisboa, Lisboa

Suzanne Spector
Center of Studies of the Person, La Jolla

Conselho de Ética e Deontologia

Prof.ª Doutora Odete Nunes, Psicóloga – Presidente

Prof Doutor João Hipólito, Psiquiatra

Prof Doutor Raúl Guimarães Lopes, Psiquiatra

Documentos

Conheça os nossos estatutos e código deontológico.

associado

Tornar-se Associado

Comissão de admissão da APPCPC

Mestre Fernanda Santos Psicóloga/Psicoterapeuta

Mestre Ana Cristina Pinto Psicóloga/Psicoterapeuta

Dr.ª Ilda Fonseca Psicóloga/Psicoterapeuta

CONDIÇÕES DE ADMISSÃO

01.

Enviar carta dirigida à Presidente da Direcção da APPCPC, Prof.ª  Doutora Odete Nunes, onde conste o motivo pelo qual pretende tornar-se membro. Esta carta deve vir acompanhada de um CV. Morada de envio: Av Estados Unidos América, 137-7º Dto, 1700-173 Lisboa, Portugal.

02.

A admissão como membro da APPCPC exige, após a análise curricular e das motivações, a realização de duas entrevistas com dois dos membros da Comissão de Admissão. O custo destas entrevistas é suportado pelo candidato.

03.

Após a realização das entrevistas o parecer dos membros da Comissão é entregue à Direção da APPCPC. A partir desses pareceres a Direcção apresenta, ou não, a candidatura na Assembleia-Geral da APPCPC, sendo o candidato informado, posteriormente, da decisão.

QUOTAS

01.

O valor actual da quota, fixado em Assembleia-Geral realizada em 2007, é de EUR 89,00 e deverá ser pago até ao dia 31 de Março de cada ano. O pagamento da quota dá ao membro o direito a receber, sem outros custos, os exemplares da revista A Pessoa como Centro (anual) assim como os exemplares da revista da Associação Mundial de Psicoterapia Centrada na Pessoa/ Experiencial e Counselling (trimestral) do ano em questão. Permite ainda a obtenção de descontos na inscrição nos eventos organizados pela APPCPC.

02.

Por deliberação em Assembleia-Geral de 2008, serão demitidos da condição de associados os membros com mais de um ano de quotas em atraso.

03.

O pagamento de quotas poderá ser feito através do envio de cheque para a sede da APPCPC ou por transferência bancária, utilizando os dados abaixo indicados. Caso opte por esta última modalidade, agradecemos o envio do comprovativo de pagamento para a sede da Associação, utilizando o e-mail geral@appcpc.com

DADOS BANCÁRIOS

BANCO: Millennium BCP
NIB: 0033 0000 45421768827 05
IBAN: PT50 0033 0000 45421768827 05
BIC/SWIFT: BCOMPTPL

Profissionais Certificados

PSICOTERAPEUTAS

Prof. Doutor João Hipólito
Lisboa, Telef.: 937242372

Prof.ª Doutora Odete Nunes
Lisboa, Telef.: 937218211

Prof.ª Doutora Rute Brites
Formação final de Psicoterapia
Lisboa, Telef.: 962344468

Prof. Doutor Tito Laneiro
Formação final de Psicoterapia
Lisboa, Telef.: 919385505

COUNSELLORS

Prof.ª Doutora Mónica Pires
Formação final de Psicoterapia
Lisboa, Telef.: 937819233

Mestre Lídia Ferreira
Lisboa
e-mail: lidia.ccva@gmail.com

Prof.ª Doutora Maria Björn
Lisboa, Cascais
Telef. 912239945

Mestre Sofia Van Humboldt

Comece a escrever e carregue Enter para pesquisar