Voto de Pesar, Fernanda Santos

Fernanda Santos, foi psicoterapeuta formadora da Associação Portuguesa de Psicoterapia e Counselling, da qual fez parte desde a sua fundação. Mestre em Psicologia da saúde pela Universidade do Algarve foi docente na área das psicoterapias humanistas (Terapia Centrada no Cliente) na Universidade Católica em Braga, dedicou grande parte da sua actividade profissional à formação dos médicos clínicos gerais, e participou desde o início nos workshops organizados, primeiro no Porto e depois em Braga, de sensibilização à relação médico-doente, que posteriormente seriam continuados através da Associação Portuguesa de Grupos Balint fundada em 1993.

A Fernanda era de uma extrema gentileza e simpatia, de uma grande generosidade na sua capacidade de apoiar os que lhe pediam ajuda, muito doce no trato, mas de uma energia insuspeitada, na sua aparente grande fragilidade física. Partilhava o seu saber e experiência sem reservas, colocando-se sem reservas ao serviço dos outros e do seu crescimento.

Vai certamente fazer-nos falta, e não somente ao pequeno grupo da Associação que de mais perto conviveu com ela, mas de todos os que ao longo da sua extensa vida profissional beneficiaram da sua presença.

Ela adormeceu definitivamente na tarde do dia 8 de março, fica-nos para além da saudade, a recordação do seu sorriso, e da sua indefetível amizade.

Comece a escrever e carregue Enter para pesquisar

XVI Workshop Desenvolvimento PessoalAPPCPC